terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ainda ontem, tensão no Pinheirinho

Do Correio do Brasil

Pelo segundo dia consecutivo, moradores e a Polícia Militar entraram em confronto durante a reintegração de posse na ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). A polícia atirou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para conter a multidão que resiste à reintegração, e todos se dispersaram. Instituições da sociedade civil organizada, no entanto, têm realizado uma série de protestos, nas principais capitais brasileiras, em solidariedade aos moradores do assentamento invadido pela PM.

Pinheirinho
Polícia desocupa comunidade em São José dos Campos

Durante a manhã desta segunda-feira, a Polícia está lacrando os imóveis e colocando etiquetas nos pertences dos moradores, para que um caminhão da prefeitura recolha os objetos e os leve para um depósito da empresa Selecta, do mecaespeculador libanês naturalizado brasileiro Naji Nahas, proprietário da área.

Na área ocupada irregularmente há oito anos viviam cerca de 6 mil pessoas, das quais apenas 600 procuraram centros de triagem da prefeitura alegando não ter para onde ir. O restante está pelas ruas do bairro Comando dos Alemães, próximo ao Pinheirinho. Pelo menos 32 pessoas já foram detidas.

A ação de reintegração de posse começou na manhã de domingo e cumpre determinação da Justiça estadual de São Paulo em benefício da massa falida da empresa Selecta. Os ocupantes da área dizem ter uma decisão do Tribunal Regional Federal contra a reintegração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário