segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Faces Ocultas - 1964

Cia de Danças Faces Ocultas - 1964

Ontem tive o privilégio de assistir a um dos mais belos espetáculos de dança dos últimos tempos. A Cia de Danças Faces Ocultas apresentou no CEC a coreografia "1964".

Uma poesia em forma de dança, que nos remete ao passado e nos faz questionar o presente. Com uma trilha sonora impecável, que contribui muito para a profundidade do tema e das cenas.

Como não se emocionar com os rapazes indignados ao lerem os jornais e observarem o quanto a ditadura arruinava o país. Como não se emocionar com a reação de poucos, é verdade, mas de corajosos brasileiros que de todas as formas possíveis tentaram derrubar aquele mal. Como não se emocionar com a cena da organização da resistência e da revolta do sujeito solitário que tentava afagar a vida com uma música ao piano, mas não se continha por conta da realidade. Como não se emocionar com as cartas recebidas e lidas pelas mulheres daqueles que por tentarem quebrar a ditadura eram presos e torturados. Como não se emocionar com as torturas realizadas e escancaradas aos nossos olhos pelos meninos da Cia., que certamente não viveram a época, mas absorveram seu mal. Como não chorar na cena do "cala a boca" (apresentada na foto acima), que mostra claramente como eram tratadas as pessoas na época (e algumas vezes hoje também).

Em 1964 tinha oito anos de idade. Não tinha consciência do que aconteceu. A única coisa que me lembro é de meu pai (dirigente sindical na época) queimando papéis e revistas em casa. Com o passar dos anos e a radicalização da ditadura, percebi duas coisas: em Salto não tivemos uma resistência e a Igreja ajudou muito a esconder o que acontecia no país. Quando percebi o que aconteceu e o que a Igreja fez, rebelei-me contra ela e passei a militar no partido e em seguida no movimento sindical.

Muitos caíram, muitos desapareceram, muitos foram mandados embora do país por conta de uma "verdade" imposta pela ditadura.

O resgate conseguido pela Cia. Faces Ocultas foi magistral. Não só pelo apanhado histórico (magnífico), mas pela possibilidade de reflexão. Sim, porque as ditaduras não são somente as agressivas e explicitas. Ela pode se manifestar de múltiplas formas. Hoje, por exemplo, ela deu seu "ar da graça" no evento de acolhida dos professores da rede municipal para mais um ano de trabalho: o vice-prefeito Juvenil, que apesar de todos os acontecimentos, é uma autoridade, foi impedido de dirigir a palavra aos professores presentes no CEC. Ordens expressas do paço....

No início da apresentação um vídeo com a atriz Célia Mariano declamando parte da música de Chico Buarque, "Apesar de Você" e destacando as sutilezas do espírito ditatorial, presente em muitas pessoas que nos cercam.

Parabéns aos meninos e meninas do Faces Ocultas!!! Parabéns ao seu diretor Arilton Assunção!!! A arte engajada é extremamente pedagógica. Que novos trabalhos como este tenhamos o privilégio de ver!!!

"Apesar de você, amanhã há de ser um novo dia....."


2 comentários:

  1. É UMA PENA QUE OS QUE VIERAM DEPOIS DA DITADURA, COM TODAS AS BOAS MUDANÇAS, CONSERVARAM O QUE HA DE MAIS RANÇOSO NA POLÍTICA. NÃO HA MAIS PERSEGUIÇÃO ? NÃO HA MAIS ATOS DITATORIAIS ? ONDE E QUANDO ? A MUDANÇA NESTE PAÍS IMENSO TEM QUE VIR DA CONSCIENTIZAÇÃO DO POVO, EDUCAÇÃO. O QUE OS POLITICOS DE TODOS OS PARTIDOS NESTE PAÍS FIZERAM ? ENGANARAM AS CLASSES TODAS COM PROPINAS, FRASES FEITA E MAIS. È UMA PENA, MAS APESAR DE NÃO VERMOS MAIS A VIOLÊNCIA, TUDO CONTINUA.............

    ResponderExcluir
  2. Lembrando desse espetáculo eu só consigo chorar! Sem palavras! Meus parabéns Faces. Sempre!!

    ResponderExcluir