terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Creche nas férias

Do Conversa sobre educação



Eu tenho falado com muita insistência da importância das férias para as crianças. Elas não podem ser submetidas à mesma rotina 365 dias por ano, precisam de um período de atenção exclusiva, de levantar mais tarde, assistir TV a hora que quiserem, não dividir brinquedos com outra criança, enfim ter um tempo no ano de convivência com pessoas mais próximas afetivamente. Felizmente os pais também pensam assim, tanto é que em Jundiaí, 97% das crianças matriculadas na educação infantil não vão às creches e pré-escolas.

Para quem pensa diferente, sugiro uma que leia os livros do Dr. José Martins Filho que foi diretor da Faculdade de Medicina da Unicamp e hoje é o titular de pediatria daquela Universidade: “A criança terceirizada” e “Quem cuidará das crianças?” Aqui no blog tem uma entrevista com ele (Como anda a relação pais e filhos atualmente?) que vale a pena ser assistida.

No entanto, o foco que é dado à discussão, tem girado em torno da necessidade dos pais e do dever do estado. É evidente que existem famílias que necessitam deste serviço e para estas, e somente para estas, ele deve existir. A mídia de uma forma geral ouve os pais  na entrada da escola, que falam da importância de ter um lugar para deixar as crianças e de como elas serão bem cuidadas. Ninguém ouve os 97% que não estão levando seus filhos às creches. Há que se ressaltar que uma boa parte dos pais que estão deixando as crianças nas creches nestas férias, não trabalha ou não está trabalhando.

Mas, e as crianças? Alguém as ouve? O que elas pensam que é melhor para elas? Ou isso não interessa? Será que a criança não tem nada a dizer?

Hoje à tarde, eu estava na creche do Jardim Tarumã, que tem capacidade para atender 105 crianças e está funcionando com 6, quando uma senhora veio buscar a sobrinha, acompanhada de seu filho de 3 anos. Perguntei a ele: e você, porque não veio à escola? Ele respondeu: porque eu me comportei direito, portanto estou de férias. Ela que não se comportou, tem que vir a escola. Eu pensei que ninguém havia definido melhor o funcionamento das creches nas férias do que esta criança e como, cada dia eu aprendo mais com elas.

(*)  Secretário Municipal de Educação de Jundiaí, com formação em Filosofia, Francisco Carbonari foi membro do Conselho Estadual de Educação, instituição que presidiu por dois mandatos. É autor de publicações diversas sobre gestão e formulação de políticas públicas educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário