terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Projetos que já não participo mais...

Tem mais, muito mais....


Filme Documentário da Cidade de Salto

A Oficina gratuita de Interpretação para Cinema e Televisão, oferecida pela SEME - Secretaria Municipal da Educação da Estância Turística de Salto aos interessados em participar do filme documentário sobre a cidade, aconteceu nos últimos dias 26 e 27 de janeiro de 2012.

Estiveram presentes atores de Salto e toda a região, que receberam diversas informações teóricas e dicas práticas sobre o assunto, transmitidas pelo diretor Vicentini Gomez, responsável pelo documentário. Na ocasião, os participantes também fizeram diversos testes em frente às câmeras.

A partir de agora, a seleção acontecerá de acordo com a capacitação e características adequadas apresentadas pelos inscritos, semelhantes aos personagens presentes no filme. “Interpretar para cinema e televisão requer conhecimentos sobre os princípios básicos de como os filmes e novelas são feitos. O ator, em geral, habituado a representar no teatro para a última pessoa da platéia, perde a noção da `aproximação` da câmera e cria uma representação estereotipada para o vídeo. Necessário, portanto, identificar essa diferença entre representar no teatro para uma platéia e representar para uma câmera”, disse Vicentini.

Saiba mais sobre o projeto:

Com o objetivo de oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino mais um instrumento de pesquisa e conhecimento sobre Salto, a Prefeitura da Estância Turística de Salto, através da Secretaria da Educação, realiza a produção de um filme sobre a história da cidade.
 
 
O ator e cineasta Vicentini Gomez é o responsável por toda a pesquisa e escrita do roteiro, já finalizadas, as quais contaram com supervisão do Prof. Jonas Soares de Souza, pesquisador do Museu Paulista da USP, e reuniram 76 volumes entre livros, artigos, dissertações e teses de doutorado, com aproximadamente 15 mil páginas.
 
 
O filme com linguagem mista –atores e animação em 3D- quer contar de maneira dinâmica, lúdica e didática a História de Salto, desde a pré-história com os Índios até a atualidade.

“Esse projeto será essencial para o ensino de história local, visto que na sociedade moderna é muito mais fácil absorver informações advindas de estímulos audiovisuais e o cinema apresenta grande potencial pedagógico. Um filme serve tanto para expor conteúdos, quando para ilustrar conceitos e demonstrar experiências. Sua utilização oportuniza enfocar os mais diversos aspectos, tornando-se uma essencial ferramenta educativa”, disse o diretor.

Meu Primeiro Livro

A Secretaria da Educação da Estância Turística de Salto, em parceria com a Editora Espaço IDEA, promoverá no próximo dia 02de fevereiro, quinta-feira, às 18 horas, no CEC - Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte – Sala Palma de Ouro, o lançamento do Projeto Meu Primeiro Livro.

Tal Projeto, que será desenvolvido com mais de 3.600 alunos da Educação Infantil e EJA – Educação de Jovens e Adultos, tem como objetivo resgatar a memória local, promovendo discussões e reflexões sobre o seu conhecimento, sua valorização e sua importância no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

A duração do Projeto é de um ano e durante esse tempo, o mesmo contará com muitas ações pedagógicas, como o envolvimento de escritores, pesquisadores e artistas de renome nacional, que desenvolverão atividades e ministrarão palestras para professores e alunos da rede municipal. Além disso, também serão realizadas ações culturais para as comunidades que circundam as escolas, contribuindo para o enriquecimento do patrimônio educacional e cultural da cidade.
 
 
Ao final do Projeto, que já beneficiou mais de 50 mil crianças de todo o Brasil, serão ainda publicados livros escritos por todos os estudantes e professores da rede municipal de ensino, narrando em poesia e prosa a história de Salto, desde a sua formação até os dias atuais.

“Costumo dizer que o Projeto Meu Primeiro Livro é um momento extraordinário no dia-a-dia da escola, pois propicia ao aluno, ao professor e à comunidade, defrontar-se com a memória de seus antepassados, revivendo, junto a eles, o fantástico e o maravilhoso que fora suas vidas. Esta experiência, inserida no fabuloso universo do conhecimento letrado, através do contato democrático com o livro, modifica a maneira de se encarar não somente os personagens e os artífices da história local, mas o conceito de cidade, pois conhecendo a história local, passamos a nos sentir pertencentes dela.”, relata Mauricio Araújo, escritor e editor chefe da Editora Espaço IDEA.

Material Didático

Durante meses, representantes de todos os CEMUS - Centro de Educação Municipal de Salto estiveram reunidas para a elaboração do material didático que será utilizado nas escolas do Ensino Fundamental, Ciclos I e II, da rede municipal de ensino, neste ano de 2012.

Os encontros aconteceram diariamente no CEC – Centro de Educação e Cultura de Salto, foram coordenados pelas assessoras Julyany Gonçalves e Julyany ValiniJulyany ValiniRaquel Blasque e contaram também com o apoio de professores especialistas de Artes e Educação Física. Toda a elaboração foi feita a partir de pesquisas, análise da prática atual, discussão de adaptações e inovações necessárias e adequação dos conteúdos.

No último dia 19 de janeiro a Secretaria da Educação da Estância Turística de Salto recebeu os exemplares que serão utilizados no 1º bimestre do ano, os quais estão sendo distribuídos às unidades escolares. Já os do 2º bimestre serão enviados pela editora, para revisão final e posterior impressão.

O grande diferencial desses materiais é ter um foco exclusivo na realidade local, com o intuito de fazer com que as informações elaboradas tenham maior sentido e similaridade às crianças saltenses. Por isso, conteúdos relacionados ao trânsito e aos pontos turísticos da cidade foram os grandes focos do trabalho. “Além disso, a produção também foi pensada para padronizar os conteúdos por ano e área de conhecimento, e assim direcionar o ensino alinhado com o PCN”, completou Viviane Santos, do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação.
 
 
O projeto de confecção, inovador na região, despertou inclusive os olhares de estudiosos, como Rosilene Silva, aluna do curso de mestrado em Educação pela Unicamp, que faz parte de um grupo de pesquisadores sobre políticas públicas educacionais.

“Atualmente 307 municípios paulistas assumem parcerias com instituições privadas para aquisição de sistema apostilado. O que chamou a minha atenção foi o fato de o município de Salto nunca ter firmado esse tipo de parceria, optando por atuar ativamente na construção do material didático, mediante a participação dos professores no projeto”, salientou Rosilene, que no momento está fazendo a pesquisa de campo para o trabalho, com finalização prevista para junho de 2013.


2 comentários:

  1. O material didático ficou excelente....

    ResponderExcluir
  2. Querido Tetéia...

    Estes projetos só estão acontecendo porque você acreditou e investiu, fez a diferença na educação de Salto. Infelizmente não teremos mais sua presença física nos eventos, mas tenha certeza que ficará pra sempre no coração dos que conquistou...

    ResponderExcluir