quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Não são só os haitianos

Do Tijolaço

Vocês lembram que não faz muito tempo os brasileiros estavam sendo barrados na Espanha, suspeitos de estarem tentando entrar ilegalmente no país para trabalhar, bastando para esta suspeita não  levarem uma bolada de dinheiro?

Há apenas um ano, as estatísticas nos apontavam como os mais barrados e deportados da terra de D. Quixote. Um ano antes, virávamos notícia por buscar casamentos fraudulentos que fossem capazes de regularizar a situação de brasileiros por lá.

Progresso aqui – mesmo antes da crise por lá – mudaou isso do dia para a noite. No ano de 2010, só 12.961 nascidos no Brasil migraram para a Espanha, enquanto 17.661 nascidos no Brasil deixaram de viver por lá e voltaram para cá. Ou seja, 4.700 brasileiros retornaram ao seu país naquele ano.

Este número deve ter se tornado maior em 2011, quando pela primeira vez em dez anos tornou-se negativo o saldo migratório  (entrada vs. saída de estrangeiros)  da  Espanha. Menos 27,5 mil, quando em 2007 era positivo em mais de 700 mil. em 2010.

Os dados foram publicados ontem pelo diário espanhol El Mundo. E os números da saída e chegada de brasileiros em 2010 podem ser vistos aqui.

Embora os jornais prefiram falar dos nossos pobres irmãos haitianos que vêm para cá tangidos pela miséria, há um intenso movimento de volta ao país, provocado pela melhora da economia e do emprego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário