Brasilia Confidencial No 275
A taxa de desemprego continuou caindo e o rendimento médio dos empregados com carteira assinada continuou subindo, em maio, nas sete regiões metropolitanas pesquisadas pelo Dieese. Comparativamente a abril, o número de desempregados foi reduzido em 38.000, enquanto o de novos contratados chegou a 64.000 apenas nos setores industrial e de serviços.
Na Região Metropolitana de São Paulo a taxa de desemprego chegou ao menor índice apurado em maio desde 1991. Caiu também em Recife e Salvador, manteve-se estável em Porto Alegre e Fortaleza e aumentou somente no Distrito Federal.
A renda média dos assalariados subiu 0,6%, de abril para maio. Foi para R$ 1.243.
Ontem o Banco Central projetou em 7% a taxa média de desemprego neste ano. Se for confirmado, será a menor taxa anual apurada pelo IBGE desde 2002. Para o Banco Central,
“a evolução dos indicadores do mercado de trabalho segue compatível com o dinamismo da atividade econômica, registrando-se recuo na taxa de desemprego e melhora qualitativa na geração de postos de trabalho, expressa pela substituição de empregos informais por postos com carteira assinada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário