segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Trolls - Ingênuos e Malandros

Do Luis Nassif


Nada tenho contra o Paulo Gaspar - cujo comentário transcrevo. Mas seu caso é exemplar para que se entenda como se articulam trollices na Internet. Clique aqui para conferir o ataque desferido por ele.

Na Internet, existem dois tipos de trolls: o pato e o provocador.
Troll pato é o sujeito sem experiência na net, que é cooptado por qualquer grupo com afinidades entre si.

Como bem explicou o Gaspar, agem como torcida organizada. Neófitos, os trolls-patos não sabem da abrangência dos comentários, do fato de que não estão falando para um grupinho mas para um público amplo. Só depois de expostos na Internet por posts - como venho fazendo - se dão conta de que na hora agá estarão sozinhos no jogo, pagando por seus ataques.

Atrás deles, vem o troll-provocador, insuflando, pondo combustível na fogueira - da mesma maneira que provocadores em passeatas ou em jogos de futebol. Em geral, são velhos malandros da Internet, que agem sem aparecer muito, sob uma coordenação mais ampla. É o que, nas assembléias políticas, se chamava de "tarefeiros" - pessoas sem expressão na vida real, incumbidas de tarefas sujas.

É o caso dos trolls comandados por Soninha Francine em São Paulo.

Caso didático ocorreu dia desses com um técnico mineiro de informática, que cometeu ataques baixos. O incansável Stanley Burburinho levantou sua identidade, que foi divulgada aqui. O sujeito entrou em pânico. Entrei no seu Twitter e estava um dos tarefeiros da Soninha tentando levantar o seu moral para que prosseguisse na empreitada: "você não está sozinho".

Olhei o retratinho do troll, desamparado, li o comentário da malandragem. E me deu uma pena.

Em relação ao Paulo Gaspar, ponto final, assim que ele esclarecer esse episódio em uma twitter para seus seguidores.

Por Paulo Gaspar

Olá Nassif, gostaria de manifestar meu respeito a você, sempre o admirei como um excelente jornalista.

Preciso aqui fazer um esclarecimento: Sincera e honestamente não pensei que esta postagem fosse ter tamanha repercussão.

Estava acompanhando seu comentário através da Web TV, não gostei do teor de sua conversa e tive a reação que os torcedores de futebol teriam quando um árbitro (Juiz) prejudica seu time. O que escrevi foi coisa de momento, reconheço que és um profissional sério e lhe peço perdão.

Outro aspecto que quero deixar absolutamente claro é que não pertenço a equipe do Candidato Beto.

Assumo que sou eleitor tanto dele quanto do Serra, mas, não convivo diretamente com eles pois moro em Toledo no interior do estado, de modo que gostaria que você não os prejudicasse por um erro que cometi e por gentileza pediria que colocasse um ponto final neste assunto que muito já me humilhou.

Atenciosamente e agradecido,

Paulo Gaspar

Nenhum comentário:

Postar um comentário