quinta-feira, 1 de março de 2012

"Cancelamento é vergonhoso"

Da Carta Capital

WASHINGTON (AFP) – O chefe da Força Aérea americana disse nesta quarta-feira 29 que o cancelamento do contrato para a compra dos aviões Super Tucano da Embraer para o Afeganistão é “vergonhoso” e prometeu rever rapidamente a licitação.

“Não há como ficar satisfeito com isso”, disse o general Norton Schwartz a jornalistas.

Ele disse que a Força Aérea relançaria “rapidamente” a disputa para a compra dos 20 aviões de combate leve para o exército afegão, já que os recursos para o programa deverão expirar até o fim do ano fiscal de 2013. “Trabalharemos com rapidez”, completou.

A Força Aérea americana cancelou abruptamente na terça-feira 27 o contrato de 355 milhões de dólares com a Sierra Nevada Corp. e a fabricante de aeronaves Embraer, dizendo que abriria uma investigação depois de uma ação legal impetrada pela concorrente americana Hawker Beechcraft Corp.

A decisão representou um revés para a Força Aérea, que tenta mudar suas práticas de compra de armamentos depois que uma licitação para um novo tanque de abastecimento de voo foi marcada por escândalos e controvérsias.

Schwartz disse que será “uma profunda decepção” se os fatos mostrarem que a Força Aérea estragou o contrato, e expressou preocupação de que o cancelamento possa atrasar a entrega de uma aeronave vital para o exército afegão.

“Uma das coisas com as quais estou mais triste – sem mencionar a vergonha que esse fato traz para nós como Força Aérea – é o fato de que estamos deixando nossos parceiros na mão aqui”, disse.

O general alertou sobre uma punição disciplinar drástica se a investigação revelar que o contrato foi cancelado por algum erro de procedimento. “Posso garantir que se isso não foi um erro inocente, haverá punições”, completou. Ele disse que a Força Aérea trabalhará duro para resolver o problema.

O contrato para a compra dos 20 aviões AT-29 Super Tucano da Embraer foi fechado em dezembro como parte dos planos para armar o exército afegão após a saída da Otan daquele país. Mas a Força Aérea americana informou que não estava “satisfeita” com a documentação apresentada na decisão.

A Hawker Beechcraft Corp, sediada em Wichita, Kansas, protestou contra o resultado da licitação em uma corte federal, argumentando que seu avião AT-6 foi injustamente excluído da competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário