Escolas que podemos invejar
Diane Ravitch, no New York Review of Books, 8 de março de 2012
Tradução Viomundo
[Resenha do livro Lições Finlandesas: O que o mundo pode aprender com as mudanças educacionais na Finlândia?, de Pasi Sahlberg, Teachers College Press, 167 páginas, U$34.95]
Em anos recentes autoridades eleitas e formuladores de políticas
públicas como o ex-presidente George W. Bush, o ex-chanceler educacional
de Nova York, Joel Klein; a ex-chanceler educacional de Washington DC,
Michelle Rhee e a secretária de Educação [equivale ao ministro, nos
Estados Unidos] Arne Duncan concordaram que não deve haver “desculpas”
para a existência de escolas com notas baixas em testes de múltipla
escolha. Os reformistas do “sem desculpas” acreditam que todas as
crianças podem atingir determinada proficiência acadêmica
independentemente de pobreza, problemas de aprendizagem ou outras
condições, e que alguém deve ser responsabilizado se os alunos não
conseguirem. Este alguém é invariavelmente o professor.
[Nota do Viomundo: Na lista acima podemos incluir um sem número de 'especialistas' e políticos brasileiros que bebem na matriz neoconservadora]
Nada é dito sobre cobrar responsabilidade dos líderes municipais ou
de autoridades eleitas que decidem questões cruciais como financiamento,
tamanho da classe e distribuição de recursos. Os reformistas dizem que
nossa economia corre risco, não por causa da crescente pobreza ou
desigualdade de renda ou da exportação de empregos, mas por causa de
professores ruins. Estes professores ruins devem ser identificados e
jogados fora. Qualquer lei, regulamentação ou contrato que proteja estes
malfeitores pedagógicos precisa ser eliminada para que eles sejam
rapidamente removidos sem considerar experiência, senioridade ou
processo legal.
A crença de que as escolas, em si, podem superar os efeitos da
pobreza teve origem décadas atrás, mas sua mais recente manifestação
está num livro curto, publicado em 2000 pela conservadora Fundação
Heritage, de Washington DC, intitulado Sem Desculpas [No Excuses]. No
livro, Samuel Casey Carter identificou vinte e uma escolas em regiões de
alto índice de pobreza com bons resultados nos testes. Na última
década, figuras influentes na vida pública decretaram que a reforma
escolar é chave para sanar a pobreza. Bill Gates declarou à National
Urban League, “vamos acabar com o mito de que podemos acabar com a
pobreza antes de melhorar a educação. Eu diria que é ao contrário:
melhorar a educação é a melhor forma de resolver a pobreza”. Gates nunca
explicou porque uma sociedade rica e poderosa como a nossa não pode
enfrentar a pobreza e a melhoria da educação ao mesmo tempo.
Por um período, a Fundação Gates imaginou que escolas menores eram a
resposta, mas Gates agora acredita que a avaliação dos professores é o
ingrediente primário da reforma escolar. A Fundação Gates dá centenas de
milhões de dólares a distritos escolares para desenvolver novos métodos
de avaliação. Em 2009, a principal reformista, secretária da Educação
Arne Duncan, lançou um programa competitivo de U$ 4,35 bilhões chamado
Corrida ao Topo, que exige que os estados avaliem os professores
baseados nos resultados de testes e que removam os limites existentes
sobre as escolas charter gerenciadas privadamente [escolas que recebem
financiamento público e privado, mas que não se submetem a todas as
regras impostas pelo estado; em vez disso, se comprometem a atingir
determinados parâmetros definidos numa declaração de princípios, o
charter].
O principal mecanismo da reforma escolar de hoje é identificar
professores capazes de melhorar os resultados dos testes dos alunos ano
após ano. Se os resultados melhorarem, dizem os reformistas, então os
estudantes vão seguir na escola até a faculdade e a pobreza
eventualmente vai desaparecer. Isso vai acontecer, acreditam os
reformistas, se houver um “grande professor” em toda classe e se um
número maior de escolas for entregue a gerentes privados, ou mesmo a
corporações com fins lucrativos.
Os reformistas não se importam se os testes padronizados são
vulneráveis a erros de medição, de amostragem ou outros erros
estatísticos. Eles não parecem se importar se especialistas como Robert
L. Linn da Universidade do Colorado, Linda Darling-Hammond de Stanford e
Helen F. Ladd de Duke, assim como a comissão formada pelo National
Research Council, já alertaram sobre o mau uso dos testes-padrão como
forma de dar recompensas ou sanções a professores, individualmente. Nem
enxergam o absurdo de avaliar a qualidade de cada professor a partir de
testes de múltipla escolha a que estudantes são submetidos uma vez por
ano.
Os testes podem revelar informações úteis, mostrando a alunos e
professores o que está sendo ou não aprendido; os resultados podem ser
utilizados para diagnosticar problemas de aprendizagem. Mas coisas ruins
acontecem quando o resultado de testes passa a ter grande consequência
para estudantes, professores e escolas, como a redução do currículo para
incluir só o que é testável ou cola ou diminuir o padrão de ensino para
inflar os resultados. Em resposta à pressão federal e estadual para
melhorar o resultado dos testes, distritos escolares de todo o país têm
reduzido o tempo para o ensino de artes, educação física, História,
civismo e outras matérias não-testáveis. Isso não vai melhorar a
qualidade da educação e com certeza vai prejudicá-la.
Nenhuma nação do mundo eliminou a pobreza demitindo professores ou
entregando escolas a gerentes privados; não há estudos que apoiem
qualquer destas estratégias. Mas estes fatos inconvenientes não reduzem o
zelo dos reformistas. A nova turma de reformistas da educação é formada
principalmente por gerentes de fundos hedge de Wall Street, integrantes
de fundações, executivos de corporações, empreendedores e formuladores
de políticas públicas, mas poucos educadores experientes. A desconexão
dos reformistas do dia-a-dia da educação e a indiferença em relação a
estudos acadêmicos sobre o assunto permitem aos reformistas ignorar a
importância das famílias e da pobreza na educação.
As escolas podem fazer milagres, os reformistas dizem, ao se basear
em competição, desregulamentação e gerenciamento pelos números —
estratégias similares às que produziram o crash econômico de 2008. Em
vista da queda dos reformistas por estas estratégias, os educadores
tendem a chamá-los de “reformistas corporativos”, para distingui-los
daqueles que entendem as complexidades da melhoria do sistema de ensino.
A bem financiada campanha de relações públicas dos reformistas
corporativos foi bem sucedida ao persuadir autoridades eleitas e o
público norte-americano de que a educação pública precisa de uma terapia
de choque. Uma pessoa tende a se esquecer de que os Estados Unidos têm a
maior e uma das mais bem sucedidas economias do mundo e que parte deste
sucesso pode ser atribuído a instituições que educaram 90% das pessoas
desta nação.
Diante de uma incansável campanha contra os professores e a educação
pública, os educadores têm buscado uma narrativa diferente, livre da
estigmatização dos resultados de testes de múltipla escolha e das
punições previstas pelos reformistas corporativos. Encontraram isso na
Finlândia. Mesmo os reformistas corporativos admiram a Finlândia,
aparentemente não reconhecendo que a Finlândia desprova todas as suas
diretrizes.
Não é estranho os Estados Unidos usarem outra nação como modelo para a
reforma da educação. Na metade do século 19, os líderes da educação dos
Estados Unidos elogiavam o sistema prussiano por seu profissionalismo e
estrutura. Nos anos 60, os norte-americanos correram para o Reino Unido
para se maravilhar com as escolas progressistas. Nos anos 80 os
norte-americanos atribuiram o sucesso econômico do Japão ao sistema
educacional do país. Agora a nação mais favorecida é a Finlândia e por quatro boas razões.
Primeiro, a Finlândia tem o sistema com melhor performance do mundo,
medida pelo Programme for International Student Assessment (PISA), que
avalia leitura, conhecimento matemático e científico para estudantes de
15 anos de idade da Organização para Cooperação Econômica e
Desenvolvimento (OECD), inclusive os Estados Unidos. Contrariamente a
nossos testes, não há consequências práticas nos testes aplicados pelo
PISA. Nenhum indivíduo ou escola fica sabendo de seus resultados.
Ninguém é recompensado ou punido por causa dos resultados dos testes.
Ninguém se prepara para os testes, nem existe incentivo para distorcer o
resultado.
Segundo, de uma perspectiva norte-americana, a Finlândia é um
universo alternativo. Rejeita todas as “reformas” atualmente populares
nos Estados Unidos, como a aplicação de testes, escolas charter,
pagamento dos professores por mérito, competição ou avaliação dos
professores baseada nos resultados de testes aplicados a estudantes.
Terceiro, entre as nações da OECD, as escolas finlandesas têm a menor
variação em qualidade, significando que chegam perto de atingir uma
oportunidade educacional igualitária — um ideal norte-americano.
Quarto, a Finlândia emprestou muitas das ideias que valoriza dos
Estados Unidos, como a igualdade de oportunidades educacional, instrução
individualizada, avaliação de portfolio e aprendizagem cooperativa.
Muitos destes empréstimos derivam do trabalho do filósofo John Dewey.
Em Lições Finlandesas: O que o mundo pode aprender com as mudanças educacionais na Finlândia?,
Pasi Sahlberg explica como as escolas do país se tornaram bem
sucedidas. Autoridade de governo, pesquisador e ex-professor de
matemática e de Ciências, Sahlberg atribui a melhoria das escolas
finlandesas a decisões ousadas tomadas nos anos 60 e 70. A história da
Finlândia é importante, ele escreve, “porque traz esperança àqueles que
estão perdendo a fé na educação pública”.
Detratores dizem que a Finlândia tem boa performance acadêmica porque
é etnicamente homogênea, mas Sahlberg responde que “o mesmo vale para o
Japão, Xangai ou Coreia”, que são admiradas pelos reformistas
corporativos por sua ênfase nos testes de múltipla escolha. Para os
detratores que dizem que a Finlândia, com sua população de 5,5 milhões, é
muito pequena para servir de modelo, Sahlberg responde que “cerca de 30
estados dos Estados Unidos têm uma população parecida ou menor que a da
Finlândia”.
Sahlberg fala diretamente sobre a sensação de crise educacional que
existe nos Estados Unidos e em outras nações. Os formuladores de
políticas dos Estados Unidos procuram soluções baseadas no mercado,
propondo “competição mais dura, obtenção de mais dados, abolição dos
sindicatos de professores, criação de mais escolas charter ou adoção de
modelos de gerenciamento do mundo corporativo”.
Em contraste, a Finlândia gastou os últimos quarenta anos
desenvolvendo um sistema educacional diferente, focado em melhorar a
qualidade dos professores, limitar os testes a um mínimo necessário,
colocar responsabilidade e confiança antes de cobranças e entregar a
liderança das escolas e dos distritos escolares a profissionais da
educação.
Para um observador norte-americano, o fato mais marcante da educação
finlandesa é que os estudantes não fazem testes-padrão até o fim da
escola secundária. Eles fazem exames, mas os exames são desenvolvidos
pelos próprios professores, não por uma corporação multinacional de
ensino. A escola básica finlandesa de nove anos é uma “zona livre de
testes-padrão”, onde as crianças são encorajadas a “saber, criar e
sustentar sua curiosidade natural”.
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