quarta-feira, 18 de agosto de 2010

30% dos Acidentes de Trabalho São nas Mãos

Do Portal dos Metalúrgicos


Muitos casos ocorrem na construção civil e na indústria. Só no ano passado, a Previdência Social pagou em todo o país 98 mil benefícios para segurados que se machucaram ou que contraíram doenças nessas partes do corpo

Mãos hábeis são essenciais no trabalho. Um dado preocupante está levando as empresas a mudar a rotina: a cada dez auxílios-doença pagos pelo governo, três são para pessoas com problemas nas mãos.

Duas cirurgias e 60 dias afastado do serviço. José Clemente instalava a rede elétrica de um prédio em construção quando a laje desabou. Com a queda, ele quebrou o pulso. "É difícil para toma banho, para calçar meias", diz.

Em 30% dos acidentes de trabalho, profissionais sofrem ferimentos no punho ou nas mãos, segundo o INSS. Muitos casos ocorrem na construção civil e na indústria. Só no ano passado, a Previdência Social pagou em todo o país 98 mil benefícios para segurados que se machucaram ou que contraíram doenças nessas partes do corpo.

"Os tendões são rompidos. Nervos também. As doenças mais graves são as paralisias, que afetam a função da mão", explica o cirurgião de mãos Paulo Randal.

O trânsito também é motivo de preocupação dos médicos. Os motoqueiros correm mais perigo. Em caso de acidentes, mãos e punhos geralmente sofrem o primeiro impacto e as consequências quase sempre são graves.

Em Belo Horizonte, de cada dez motociclistas atendidos nos hospitais públicos, três têm ferimentos nas mãos. O motoboy Luciano Nunes quebrou dois dedos, usou gesso, ficou um mês e meio sem trabalhar. Agora, tenta recuperar os movimentos com os exercícios de reabilitação: "Para ter mais firmeza na mão e voltar a trabalhar".

Washington só não perdeu o dedo porque a cirurgia foi feita logo depois do acidente de carro: "Apesar de ser só um dedinho, a falta que faz no dia a dia a gente sente demais".

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário