quarta-feira, 25 de agosto de 2010

De Novo Desmascarada

Do Tijolaço

Em artigo publicado hoje no Correio Braziliense, o presidente do Vox Populi, Marcos Coimbra, desmascarou a farsa do Datafolha, que sustentou até o final de julho uma vantagem de Serra sobre Dilma.

Como o jornal só dá acesso a assinantes, publico o link do Carta Maior, que reproduziu o texto.

Partindo da manchete da Folha de S.Paulo usada para explicar a vantagem de 17 pontos que Dilma abriu sobre Serra, Coimbra provou a impossibilidade dos números do Datafolha, que precisou se corrigir da armação e levou Dilma a conquistar um milhãos de votos por dia em menos de um mês.

Para explicar o milagre de Dilma ter saido da desvantagem de um ponto, em 23 de julho, para a vantagem de 17 pontos, em 21 de agosto, a Folha recorreu em sua manchete à expressão “Dilma dispara”, a única maneira de representar salto tão extraordinário em tempo tão curto.

Para Coimbra, não havia outra maneira de explicar como Dilma teria conquistado 24 milhões de eleitores no período, à taxa de quase um milhão ao dia, e que crescesse nove pontos em uma semana, entre 12 e 20 de agosto, apenas nela conquistando 12,5 milhões de novos eleitores.

Não havia nada que justificasse tamanha disparada, e a Folha recorreu ao “efeito televisão”, hipótese considerada fantasiosa pelo presidente do Vox Populi. “Três dias de propaganda eleitoral (nos quais a campanha Dilma teve dois programas e cinco inserções de 30 segundos em horário nobre), nunca teriam esse impacto, por tudo que conhecemos da história política brasileira”, garantiu Coimbra.

Para o presidente do Vox Populi, “é impossível explicar a disparada pela simples razão que ela não aconteceu. Dilma só deu saltos espetaculares para quem não tinha conseguido perceber que sua candidatura já havia crescido. Ela já estava bem na frente antes de começar a televisão.”

O Vox mostrou isso, o Sensus também. O Ibope resistiu, mas acabou cedendo. O Datafolha fez o papelão por mais tempo e agora está nu. Como observou Coimbra, o instituto folhista quis provar “que 12,5 milhões de pessoas decidiram votar em Dilma de supetão, ao vê-la alguns minutos na televisão”.

O Datafolha acha que engana alguém com seus métodos ortodoxos que já denunciamos aqui. O que se tentou foi uma fraude que se revelou insustentável, graças a outros institutos, sérios, e ao olhar atento e incansável da blogosfera.

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