terça-feira, 17 de agosto de 2010

Comentários de Pesquisas

De Luiz Carlos Azenha

Ibope: Dilma abre 11 pontos sobre Serra e amplia chance de vitória no 1º turno

Petista aparece com 43% das intenções de voto contra 32% de tucano; Marina registra 8%
16 de agosto de 2010 | 20h 34
Jair Stangler, em O Estado de S.Paulo

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu 11 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra e ampliou suas chances de vitória no primeiro turno. Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, a petista está com 43% das intenções de voto contra 32% de Serra. Na última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, realizada entre 2 e 5 de agosto, a diferença era de cinco pontos: 39% a 34%. A candidata do PV, Marina Silva, continua com 8%, e os demais candidatos juntos somam 1%.

A candidata do PV, Marina Silva, continua com 8%, e os demais candidatos juntos somam 1%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos são 9%.

Em um eventual segundo turno, Dilma teria 48% e Serra, 37%. 78% dos entrevistados avaliam como ótimo ou bom o governo Lula, 18% como regular e 4% como ruim ou péssimo.

A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 23548/2010. Foram realizadas 2506 entrevistas em 174 municípios de todo o País entre os dias 12 e 16 de agosto.

*****
15/08/2010 – 11h14
Pesquisa aponta que Serra caiu nos Estados que mais visitou
da Folha


Pesquisa Datafolha mostra que o desempenho do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, caiu nos três Estados que ele mais visitou nas últimas três semanas, informa reportagem de Silvio Navarro e Breno Costa, publicada neste domingo pela Folha.

No intervalo entre as duas últimas pesquisas, de 23 de julho até anteontem, Serra teve pelo menos sete agendas de campanha em São Paulo, cinco em Minas Gerais e três no Rio de Janeiro. Com 56 milhões de eleitores, os três Estados são os maiores colégios eleitorais do país.

Serra apareceu pela primeira vez atrás de Dilma Rousseff no Datafolha, com 33% das intenções de voto no país ante os 41% da petista.

Segundo a reportagem, no Rio, onde esteve três vezes nos últimos 20 dias, o tucano perdeu seis pontos percentuais –foi de 31% a 25%, e a petista ganhou quatro pontos, chegando a 41%.

Em Minas, onde teve cinco eventos de campanha nas últimas semanas, o tucano caiu quatro pontos percentuais (de 38% para 34%), e foi superado por Dilma (35% a 41%). Em Belo Horizonte, a queda foi de nove pontos.

Em São Paulo, base eleitoral do tucano e Estado que administrou até março, ele caiu três pontos –foi de 44% para 41%, mas ainda mantém vantagem de sete pontos sobre Dilma.

*****
Sobre as entrevistas no Jornal Nacional, segundo o Ibope: 18% consideraram o desempenho de Dilma bom e 5% ótimo; 3% disseram que foi ruim ou péssimo; 62% não souberam responder; Serra teve 16% de desempenho bom, 4% de ótimo e 4% de ruim ou péssimo.

Sobre o debate da Band, 10% disseram que Dilma foi melhor, 8% que Serra foi melhor e 1% que Plínio de Arruda Sampaio “venceu”.

*****
Do Valor Econômico: O Vox Populi permanece impedido de divulgar sua pesquisa mais recente referente às eleições presidenciais. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o julgamento relativo à suspensão da pesquisa não tem data marcada. No mercado financeiro, falava-se ontem que resultados não registrados do instituto apontavam que a diferença entre Dilma e Serra já chegava a 16 pontos percentuais: 46% para a petista contra 30% do tucano.

PS do Viomundo: A proibição foi pelo fato de o instituto não ter incluído o nome do candidato Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, nos questionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário