sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quem Lucra com o Vazamento

Do Luis Nassif


Por Jorge Furtado

Quem ganha com isso?

Quem se beneficiou com o "escândalo dos aloprados" em 2006, uma suposta tentativa de compra de um suposto dossiê – que nunca ninguém viu – supostamente contra José Serra? 

Quem supostamente se beneficia com o suposto vazamento do sigilo fiscal de dirigentes tucanos?

X
Trecho de duas notícias publicadas no Globo de hoje dão a pista.

Notícia 1:

Queda de Serra até em SP preocupa tucanos

Pesquisa do Datafolha mostra que Dilma cresceu mais e abriu vantagem de 20 pontos sobre o adversário

O resultado da pesquisa Datafolha, divulgado ontem pela "Folha de S.Paulo" e que mostra que a petista Dilma Rousseff abriu vantagem de 20 pontos sobre o tucano José Serra, provocou um clima de desânimo na oposição. De forma reservada, a avaliação no PSDB é que, com este cenário, dificilmente haverá segundo turno.

Para tucanos, o maior pesadelo foi concretizado: Dilma ultrapassou Serra até mesmo em São Paulo, onde ele era governador até março. O sentimento generalizado no ninho tucano era de surpresa e perplexidade. E também de que, agora, só mesmo uma reviravolta na campanha poderia mudar este quadro. A pesquisa, realizada nos dias 23 e 24, mostra Dilma com 49% das intenções de voto, contra 29% de Serra e 9% da candidata do PV, Marina Silva. Segundo a pesquisa, a dianteira de Dilma se consolidou em todas as regiões do país e também em todas as faixas de renda, inclusive entre os que ganham mais de dez salários mínimos: entre esses eleitores, em pouco mais de 15 dias, Dilma passou de 28% para 40%, enquanto Serra caiu de 44% para 34%.

Numa última tentativa, a ordem, ainda que não consensual na campanha tucana, foi de jogar todas as fichas no episódio da violação do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, e de outras três pessoas ligadas ao partido.

Notícia 2:

Vazamento de dados fiscais ‘beneficia candidata’

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, cobrou ontem de sua adversária petista, Dilma Rousseff, explicações sobre o vazamento de dados fiscais de pessoas ligadas a ele e voltou a chamar o episódio de "crime contra a Constituição".

Dilma negou o envolvimento de sua campanha e atribuiu os ataques de Serra ao "desespero".

O tucano lembrou ter sido alvo do chamado dossiê dos aloprados, na eleição de 2006, quando petistas foram flagrados com R$ 1,7 milhão para comprar documentos contra o PSDB. E disse que, novamente, querem prejudicá-lo eleitoralmente:

— Esse é um crime contra a Constituição e com finalidade claramente eleitoral. A candidatura e a candidata se beneficiam dele. A Dilma Rousseff tem que dar explicações ao Brasil sobre quem são os responsáveis pelo crime, pois o país precisa se defender disso — afirmou em São Paulo.
(...)

No programa de Serra, no horário eleitoral de ontem à noite, um locutor fez referência à quebra do sigilo dos tucanos e comparou o fato ao escândalo dos aloprados, em 2006.

X
Repito a pergunta: quem lucrou eleitoralmente com o “escândalo dos aloprados” em 2006? Quem lucra com esse?

DO BLOGUEIRO> Para quem não acompanha muito política, foi graças a todo o "escandalo dos aloprados" em 2006, que tivemos o segundo turno, de uma eleição que Lula ganharia folgadamente. Tanto que o candidato tucano teve menos votos no segundo turno que no primeiro. Portanto, a resposta à pergunta é muito óbvia. Até porque, para simplificar o debate: por que alguém que está disparado nas pesquisas provocaria uma confusão destas? Sempre tentam repetir a história.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário