segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sustentável, Dinâmico e Generoso

Blog do Planalto

Desenvolvimento brasileiro é sustentável, dinâmico e generoso

Presidente Lula discursa durante evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), realizado em São Paulo.

Os avanços econômicos que o Brasil vive hoje não são “um ciclo fugaz de crescimento”, mas uma nova era, com fôlego para durar muito tempo, afirmou o presidente Lula durante cerimônia promovida nesta segunda-feira (23/8) em São Paulo pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) em que foi homenageado com o prêmio Personalidade Infraestrutura 2009. Em seu discurso, Lula destacou o foco dado pelo seu governo ao desenvolvimento sustentável, ao dinamismo econômico e à execução de políticas públicas eficazes.
Estamos dotados da convicção política indispensável para fazer dos avanços econômicos atuais não um ciclo fugaz de crescimento, mas sim uma nova era. Uma era com substância e fôlego para ser a mais longa, a mais consistente e a mais generosa da nossa história.
Participaram do evento representantes do governo e empresários de todo o País, que discutiram os principais programas e ações do governo federal destinados ao desenvolvimento da infraestrutura, além dos
desafios existentes para a expansão dos investimentos.

Ouça a íntegra do discurso do presidente:


Lula observou que os ganhos de produtividade e a expansão da infraestrutura impulsionam de forma inédita o crescimento com inflação controlada no País. Ressaltou também que os efeitos multiplicadores do PAC geraram resultados em amplos setores, como nas vendas de máquinas para a construção pesada, que fecharam o primeiro semestre deste ano com uma alta de 16% em relação a 2009. Para ele, a lógica inscrita nos projetos de regulamentação do Pré-sal encerra o maior impulso à pesquisa, à inovação e à competitividade industrial já registrado em toda a história econômica brasileira.
Uma base industrial como a nossa não pode desperdiçar o gigantesco impulso de compras públicas embutido nesse processo. Exatamente por isso, emitimos no mês passado a Medida Provisória 495, que permite ao governo federal, preferencialmente, direcionar compras de produtos e serviços à indústria nacional. O nome disso é coerência estratégica.
O presidente lembrou que depois de mais de duas décadas de estagnação, o Brasil se encontra em meio a um singular capítulo de seu desenvolvimento, com estabilidade de preços, autossuficiência energética em petróleo e energia limpa; fartura de terras e liderança agrícola mundial; mobilidade social; rede de proteção social incorporada à agenda principal do Estado; luta contra a desigualdade e a fome; e grande geração de empregos. A consolidação da democracia e a plena liberdade de expressão existente no País, bem como a solidez institucional e a transparência do governo também foram destacados pelo presidente Lula como exemplos do bom momento que o Brasil vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário