Do Gestor Educacional
Os alunos do Ensino Fundamental do CEMUS V apresentaram, nesta última
quinta-feira, dia 10 de novembro, um projeto de lei na Câmara Municipal
de Salto.
A ação faz parte de uma iniciativa saltense chamada “Legislativo nas
escolas”, que tem como principal objetivo desenvolver nos jovens a
consciência política, bem como dar a oportunidade de participarem
ativamente desse segmento na cidade.
A ideia primeiramente foi apresentada pelo Legislativo às escolas
saltenses, que também receberam uma cartilha, com informações sobre o
funcionamento do Poder Legislativo, as funções do Executivo e do
Judiciário e as demais atribuições do homem público, bem como um relato
sobre a história da cidade e conhecimentos gerais sobre a Administração
Pública. Na oportunidade, as unidades foram convidadas a incentivar seus
alunos a participarem de um Parlamento Jovem, o qual apresentaria
projetos de lei, que seriam discutidos na Câmara.
“Os Diretores foram receptivos e disseram que incentivaram os alunos a
participarem do Parlamento, como forma de incentivar a participação
política dos jovens.”, disse o presidente da Comissão, vereador Wilhes
Gomes da Silva.
Cada escola pôde participar com no máximo três projetos. No total
aproximadamente 50 alunos inscreveram trabalhos com temas diversos.
Desses, 22 foram escolhidos e seus autores convidados a participarem da
Sessão legislativa. Através dessa oportunidade, os estudantes
vivenciaram um dia de vereador, bem como conheceram o funcionamento da
Casa de Leis. “A ideia agora é fazer com que esses projetos sejam também
discutidos pelos legisladores em exercício”, disse Wilhes.
No CEMUS V, os alunos que participaram do Parlamento Jovem também já
fazem parte de um grupo que discute questões relacionadas ao ambiente
escolar. “Aqui eles já participam da assembleia na escola. Então, foi
mais fácil eles se organizarem para criar um projeto de lei, seguindo o
modelo proposto pela Câmara”, explicou a coordenadora pedagógica Karina
Barbosa S. Quiroga.
Tal projeto, de número nº 001/2011, apresentado pelos estudantes, trata
da educação para uma juventude consciente. De acordo com o descrito em
seus artigos, o mesmo propõe que: as escolas do município deverão
desenvolver no decorrer do ano letivo, projetos voltados ao combate das
drogas, a sexualidade e auto-estima; para garantir esse trabalho, o
mesmo deverá constar no Projeto Político Pedagógico da escola, de
maneira interdisciplinar; também será instituída a “Semana de Prevenção
às Drogas, Sexualidade e Auto-Estima”, que contará com atividades
extra-classe e haverá ainda, a nível municipal e em período determinado,
a campanha “Educação para uma Juventude Consciente”, na qual todas as
escolas serão convidadas a participar com apresentação de cartazes ou
frases conscientes, sendo que os melhores trabalhos serão premiados.
No Parlamento Jovem, a escola foi representada pela aluna Janaína
Heloísa Massinhani, que justificou a escolha do tema do projeto. “Esses
problemas assombram os jovens e suas famílias, causando, muitas vezes
prejuízos irreversíveis”, disse.
Os membros do parlamento aprovaram o ofício por unanimidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário