sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Escola Municipal no Parlamento Jovem

Do Gestor Educacional


Os alunos do Ensino Fundamental do CEMUS V apresentaram, nesta última quinta-feira, dia 10 de novembro, um projeto de lei na Câmara Municipal de Salto.

A ação faz parte de uma iniciativa saltense chamada “Legislativo nas escolas”, que tem como principal objetivo desenvolver nos jovens a consciência política, bem como dar a oportunidade de participarem ativamente desse segmento na cidade.

A ideia primeiramente foi apresentada pelo Legislativo às escolas saltenses, que também receberam uma cartilha, com informações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, as funções do Executivo e do Judiciário e as demais atribuições do homem público, bem como um relato sobre a história da cidade e conhecimentos gerais sobre a Administração Pública. Na oportunidade, as unidades foram convidadas a incentivar seus alunos a participarem de um Parlamento Jovem, o qual apresentaria projetos de lei, que seriam discutidos na Câmara.

“Os Diretores foram receptivos e disseram que incentivaram os alunos a participarem do Parlamento, como forma de incentivar a participação política dos jovens.”, disse o presidente da Comissão, vereador Wilhes Gomes da Silva.

Cada escola pôde participar com no máximo três projetos. No total aproximadamente 50 alunos inscreveram trabalhos com temas diversos. Desses, 22 foram escolhidos e seus autores convidados a participarem da Sessão legislativa. Através dessa oportunidade, os estudantes vivenciaram um dia de vereador, bem como conheceram o funcionamento da Casa de Leis. “A ideia agora é fazer com que esses projetos sejam também discutidos pelos legisladores em exercício”, disse Wilhes.

No CEMUS V, os alunos que participaram do Parlamento Jovem também já fazem parte de um grupo que discute questões relacionadas ao ambiente escolar. “Aqui eles já participam da assembleia na escola. Então, foi mais fácil eles se organizarem para criar um projeto de lei, seguindo o modelo proposto pela Câmara”, explicou a coordenadora pedagógica Karina Barbosa S. Quiroga.

Tal projeto, de número nº 001/2011, apresentado pelos estudantes, trata da educação para uma juventude consciente. De acordo com o descrito em seus artigos, o mesmo propõe que: as escolas do município deverão desenvolver no decorrer do ano letivo, projetos voltados ao combate das drogas, a sexualidade e auto-estima; para garantir esse trabalho, o mesmo deverá constar no Projeto Político Pedagógico da escola, de maneira interdisciplinar; também será instituída a “Semana de Prevenção às Drogas, Sexualidade e Auto-Estima”, que contará com atividades extra-classe e haverá ainda, a nível municipal e em período determinado, a campanha “Educação para uma Juventude Consciente”, na qual todas as escolas serão convidadas a participar com apresentação de cartazes ou frases conscientes, sendo que os melhores trabalhos serão premiados.

No Parlamento Jovem, a escola foi representada pela aluna Janaína Heloísa Massinhani, que justificou a escolha do tema do projeto. “Esses problemas assombram os jovens e suas famílias, causando, muitas vezes prejuízos irreversíveis”, disse.

 Os membros do parlamento aprovaram o ofício por unanimidade.

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