Da UNDIME
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Trinta e uma entidades dedicadas à educação e à promoção da pesquisa produziram Carta Aberta
contrária ao PLS 518/2009, de autoria do Senador Cristovam Buarque
(PDT-DF), que tem como proposta transferir a gestão do ensino superior
público para o Ministério da Ciência e Tecnologia, reduzindo o
Ministério da Educação a uma nova pasta, o Ministério da Educação de
Base.
Para as entidades e movimentos
signatários da Carta Aberta, entre as quais a Campanha Nacional pelo
Direito à Educação é uma das propositoras do documento, uma eventual
implementação da medida inviabilizaria a concepção sistêmica da
educação, asseverada pela Emenda à Constituição 59/2009 e pela Conae
(Conferência Nacional de Educação).
Brasil, 7 de novembro de 2011.
CARTA ABERTA
Em defesa da concepção sistêmica na
gestão federal da educação: pela administração integrada da educação
básica e da educação superior no MEC
No início de abril de 2010,
representantes da sociedade civil e do Estado brasileiro aprovavam o
Documento Final da Conae (Conferência Nacional de Educação), fruto de um
inédito processo político que mobilizou mais de quatro milhões de
cidadãos e cidadãs e determinou uma nova agenda para a educação
nacional, marcada pela urgência no estabelecimento do Sistema Nacional
de Educação.
Nos últimos meses, têm tramitado no
Congresso Nacional propostas que divergem das deliberações da Conae. Em
agosto de 2011, foi ameaçada a exigência de contratação de professores e
professoras com títulos de pós-graduação para atuar na educação
superior no Brasil. Fundamentalmente, foi graças à mobilização da
sociedade civil que os senadores e senadoras foram sensibilizados
quantos aos riscos dessa proposição.
Contudo, nas últimas semanas, o Senado
Federal prosseguiu na tramitação de outra proposta contraditória aos
princípios sistêmicos da educação nacional afirmados na Conae: aprovou,
em uma comissão de mérito, a cisão, na gestão federal, da educação
básica e da educação superior.
Propondo dividir a administração federal
da educação em “Ministério da Educação de Base” e “Ministério da
Ciência e Tecnologia” do Senado, a proposta do Senador Cristovam Buarque
(PDT-DF) pretende desagregar dois níveis educacionais interdependentes e
complementares. Sob o argumento de que tal iniciativa desoneraria o
atual Ministério da Educação (MEC) das competências relativas ao ensino
superior, tal proposta representa um grave retrocesso, por dar novo
ânimo à já superada visão educacional desintegradora, presente nas
políticas focalizadas dos anos 1990. Ademais, tal proposição poderá
criar mais dificuldades administrativas do que soluções para os
problemas existentes, subdividindo instituições, criando novas
estruturas, duplicando ações e organismos que possuem o mesmo fim.
Segundo o relatório aprovado na Comissão
de Ciência e Tecnologia, outra vantagem advinda da implementação da
proposta supracitada seria “que o poder político, a capacidade de
organização, a visibilidade e a proximidade com a elite do segmento
voltado ao ensino superior fazem com que o MEC concentre sua atenção e
seus recursos nessa área, em detrimento do conjunto da educação básica”,
o que não coaduna com as competências dos entes federados, definidas na
Constituição Federal e na LDB, no tocante aos níveis, etapas e
modalidades da educação.
Autor: Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
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