domingo, 13 de novembro de 2011

Governo de SP também faz ocupações...

Da Rede Brasil Atual


São Paulo – Os moradores desalojados nesta quinta-feira (10) de uma ocupação no centro de São Paulo afirmam que a administração do prefeito Gilberto Kassab (PSD) não cumpriu com a determinação judicial de inscrevê-los em um programa de habitação. O mandado de reintegração de posse no antigo edifício Cineasta, situado na esquina da avenida São João com a avenida Ipiranga, foi executado pela Polícia Militar sem resistência dos moradores, que integram movimentos sociais como a Central de Movimentos Populares (CMP) e a Frente de Luta por Moradia (FLP).  

Segundo o advogado do Movimento Sem Teto e da CMP, Raimundo Bonfim, a policia militar já havia tentado cumprir a reintegração de posse na noite desta terça-feira (8), dois dias após o início da ocupação. “Eles entregaram uma intimação e tentaram desocupar. Além de não ter um representante da prefeitura, novamente não há uma preocupação em encaminhar as pessoas para um programa de habitação.” 

O prédio, que pertence à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), foi emparedado por já ter um destino certo. Está em processo de licitação para ser o 'Lar dos Artistas'. Segundo a diretora administrativa da Cohab, Elcita Ravelli, 56 pessoas foram catalogadas para um programa de habitação, mas Bonfim aponta que havia 350 ocupantes no imóvel. Eles não aceitaram a sugestão da Secretaria de Assistência Social de ir para um albergue. 

O destino para quem foi despejado e não tinha para onde ir é a outra ocupação existente, que fica na rua Martins Fontes, também no centro. Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, membro do Movimento de Moradia no Centro (MMC) e da CMP, pontuou que não sabe se irá à reunião com os representantes da prefeitura na qual se montará um plano de habitação para as famílias que desocuparam o prédio por não acreditar que a prefeitura de fato tomará alguma atitude. "O que esperar da prefeitura? Me falaram que amanhã tem uma reunião, mas não sei se vou comparecer para ouvir eles dizerem que não fizeram porque não tinham dinheiro ou porque não puderam. Eu prefiro que o prefeito fale que não fez porque não queria fazer e que não liga pra esse povo."

Atualmente existem dez prédios no centro de São Paulo ocupados pela CMP e pela FLP. Entre eles, dois que ficam na mesma rua da desocupação desta quinta-feira.
Desocupação na avenida São João (Foto: Camila de Oliveira)
Policiais ameaçaram usar a força para retirar famílias (Foto: Camila de Oliveira
Desocupação na avenida São João (Foto: Camila de Oliveira)
Frente de Luta por Moradia critica prefeitura por não oferecer alternativas (Foto: Camila de Oliveira)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agressão

Durante a desocupação, deputados estaduais tentaram negociar com policiais militares para evitar excessos. Apesar disso, oficiais não se contiveram e chegaram a empurrar um dos parlamentares, o deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), além de Gegê, enquanto ele discursava no carro de som. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário