sábado, 19 de novembro de 2011

Fala Juvenil - O problema das drogas

Da Página do Juvenil

Levantamento recente da Confederação Nacional dos Municípios mostra que o crack está presente em quase 100% dos municípios brasileiros. É uma droga que tem dizimado famílias, destruído vidas e roubado uma geração inteira de jovens que poderia ser o futuro deste país e está sendo consumida a cada pedra, a cada “pipada”.
 
Salto está inserida no rol dos municípios à mercê do crack e das outras drogas. Não podemos nem devemos desistir e não vamos perder a guerra para esta droga. Como pai e avô sei que onde a família se ausenta, o crime e a droga avançam. Assim, como homem público eu creio que droga se enfrenta em várias frentes. A principal dela é através da valorização e do resgate da família.
 
Temos conseguido em dois governos com o prefeito Geraldo Garcia construir áreas de lazer em toda a cidade. Em breve vamos inaugurar a do Maria José. Mas só isso é pouco. É um primeiro passo, mas é pouco.
 
Temos que estimular o povo a usar essas áreas, como acontece no Centro Comunitário do Salto de São José, no Jardim Donalísio e em outros locais. Essas praças precisam se transformar em locais de convivência de pais e filhos, de parentes, de vizinhos, de amigos.
 
Nossos parques turísticos precisam ser atrativos para a família passear juntos. Os jovens precisam ter espaço para uma diversão saudável. É preciso resgatar os projetos de férias na praça, ampliar a feira do livro, ampliar a Mostra de Teatro e criar encontros musicais semanais no  Pavilhão das Artes.
 
É preciso também ampliar a ação social, gerar mais cursos de qualificação para os jovens, como os desenvolvidos pelo Pró-Jovem. É preciso estimular o jovem a conviver com os idosos, para que aprendam com a experiência.
 
Temos que unir forças com os empresários para gerar emprego para os jovens. Quem trabalha tem sonhos e possibilidades. E onde há sonhos, não entra o pesadelo do crack.
 
E essa geração de emprego passa por entidades como a Guardinha, essa incrível entidade que tem mudado tantas vidas, há tanto tempo.
 
Temos que estimular o voluntariado, para ensinar que o jovem é útil e importante para a sociedade. O voluntáriado é algo que impregna no ser do jovem e vai com ele para o resto da vida. E isso será possível através da Pastoral da Juventude e de tantos grupos evangélicos de jovens. É só oferecer o caminho que eles escrevem a história.
 
Por fim, para enfrentar o crack temos que manter e ampliar os projetos de orientação e prevenção, como o Proerd e o Anjos da Vida. É preciso ampliar o combate, fortalecendo nossa GCM com salário digno, ótimas condições de trabalho e equipamentos de inteligência para fortalecer a luta. Também temos que ampliar o Conselho Antidrogas (Comad).
 
No campo político, cremos que é preciso sair dos gabinetes e bater de porta em porta em Brasília pedindo apoio para Salto e no Estado, para que se faça a obrigação do estado, de combater o crime.
 
Como diz a canção: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. É preciso agir, e já. Onde há sociedade e poder público efetivo, não há espaço para o crack e as drogas. E crack se enfrenta com dedicação e empenho, não com discursos ou iniciativas isoladas e desligadas uma das outras, feitas pela metade, apenas como fachadas.
 
Por fim, fica a dica aos nossos jovens, não apenas como homem público, mas como pai e avô:
Procure ajuda se você é usuário ou conhece alguém usuário. Ligue 181 e denuncie eventuais pontos de tráfico. Procure uma igreja, ouça seus pais, converse com seus professores. Lembre-se, a primeira "pipada" é o caminho quase sempre sem volta.
 
Abraços a todos do amigo JUVENIL!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário