terça-feira, 10 de agosto de 2010

Globo Entrevistou Dilma. Entrevistou?

Dilma antecipa no Jornal Nacional estratégia para horário político

Candidata do PT cita realizações do governo Lula e usa 'papel' de mãe para exemplificar cobrança de resultados. Dilma também foi entrevistada no Jornal das Dez, da GloboNews

Dilma antecipa no Jornal Nacional estratégia para horário político
Dilma em entrevista ao Jornal Nacional (Foto: Divulgação)

São Paulo - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, que pretende continuar as obras do governo Lula se for eleita, antecipando em uma semana o discurso que usará durante o horário eleitoral. Lula, ao contrário do primeiro debate, realizado na Bandeirantes, foi mencionado várias vezes.

De início, os dois âncoras do jornal, William Bonner e Fátima Bernardes, questionaram a suposta falta de experiência da candidata.  A candidata falou de suas experiências anteriores, desde secretária municipal da Fazenda até o último cargo no governo federal (ministra-chefe da Casa Civil). Logo após, disse: "O pessoal tem que escolher o que eu sou. Uns dizem que eu sou uma mulher forte; outros, que eu tenho um tutor", disse.

Depois, foi questionada por ser "dura" quando era ministra da Casa Civil e se isso poderia atrapalhar seu governo. Dilma lembrou o relaciomento de mães e filhos para explicar como se portava. "No papel de cuidar do governo é meio como se a gente fosse mãe, tem uma hora que você tem de cobrar resultados. Quando você cobra resultados, você tem de cobrar o seguinte: olha, é preciso que o Brasil se esforce, principalmente o governo, para que as coisas aconteçam, para que as estradas sejam pavimentadas, para que ocorra saneamento. Então, tem uma hora que é que nem... Você imagina lá, em sua casa, a gente cobra. Agora, tem outra hora que você tem de incentivar, garantir que a pessoa tenha estímulo para fazer."

Quando a entrevista partiu para o campo das propostas, uma das perguntas foi sobre saneamento básico.

Dilma novamente usou números do governo Lula para mostrar as diferenças entre o atual governo e o Fernando Henrique Cardoso. "No governo anterior eles investiram R$ 300 em saneamento em todo o país. Só na Rocinha investimos R$ 270 milhões. E hoje tem obra de saneamento no país inteiro."

Outros questionamentos foram sobre as alianças políticas para esta eleição e crescimento econômico. A candidata esteve na bancada do jornal nesta segunda-feira (9) a partir das 20h39 e teve 12min23seg para expor suas propostas. Em seguida, às 22h15, Dilma voltou aos estúdios da Globo, mas para participar do Jornal das Dez, da GloboNews. Em quinze minutos, a candidata do PT falou sobre política externa, educação e ambiente.

Nesta terça-feira (10), será a vez de Marina Silva (PV) ser entrevistada no Jornal Nacional e no Jornal das Dez.

Comentários

Logo após as entrevistas, dois jornalistas Luis Nassif e Paulo Henrique Amorim postaram em seus blogs suas análises. Para o primeiro, foi o "dia em que William Bonner escorregou". Já para PHA, Bonner perdeu o prumo.

Veja aqui a integra desta nota e da entrevista de Dilma no JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário