Dilma antecipa no Jornal Nacional estratégia para horário político
Candidata do PT cita realizações do governo Lula e usa 'papel' de mãe para exemplificar cobrança de resultados. Dilma também foi entrevistada no Jornal das Dez, da GloboNews
São Paulo - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, que pretende continuar as obras do governo Lula se for eleita, antecipando em uma semana o discurso que usará durante o horário eleitoral. Lula, ao contrário do primeiro debate, realizado na Bandeirantes, foi mencionado várias vezes.
De início, os dois âncoras do jornal, William Bonner e Fátima Bernardes, questionaram a suposta falta de experiência da candidata. A candidata falou de suas experiências anteriores, desde secretária municipal da Fazenda até o último cargo no governo federal (ministra-chefe da Casa Civil). Logo após, disse: "O pessoal tem que escolher o que eu sou. Uns dizem que eu sou uma mulher forte; outros, que eu tenho um tutor", disse.
Depois, foi questionada por ser "dura" quando era ministra da Casa Civil e se isso poderia atrapalhar seu governo. Dilma lembrou o relaciomento de mães e filhos para explicar como se portava. "No papel de cuidar do governo é meio como se a gente fosse mãe, tem uma hora que você tem de cobrar resultados. Quando você cobra resultados, você tem de cobrar o seguinte: olha, é preciso que o Brasil se esforce, principalmente o governo, para que as coisas aconteçam, para que as estradas sejam pavimentadas, para que ocorra saneamento. Então, tem uma hora que é que nem... Você imagina lá, em sua casa, a gente cobra. Agora, tem outra hora que você tem de incentivar, garantir que a pessoa tenha estímulo para fazer."
Quando a entrevista partiu para o campo das propostas, uma das perguntas foi sobre saneamento básico.
Dilma novamente usou números do governo Lula para mostrar as diferenças entre o atual governo e o Fernando Henrique Cardoso. "No governo anterior eles investiram R$ 300 em saneamento em todo o país. Só na Rocinha investimos R$ 270 milhões. E hoje tem obra de saneamento no país inteiro."
Outros questionamentos foram sobre as alianças políticas para esta eleição e crescimento econômico. A candidata esteve na bancada do jornal nesta segunda-feira (9) a partir das 20h39 e teve 12min23seg para expor suas propostas. Em seguida, às 22h15, Dilma voltou aos estúdios da Globo, mas para participar do Jornal das Dez, da GloboNews. Em quinze minutos, a candidata do PT falou sobre política externa, educação e ambiente.
Nesta terça-feira (10), será a vez de Marina Silva (PV) ser entrevistada no Jornal Nacional e no Jornal das Dez.
Comentários
Logo após as entrevistas, dois jornalistas Luis Nassif e Paulo Henrique Amorim postaram em seus blogs suas análises. Para o primeiro, foi o "dia em que William Bonner escorregou". Já para PHA, Bonner perdeu o prumo.Veja aqui a integra desta nota e da entrevista de Dilma no JN
Nenhum comentário:
Postar um comentário