Brasília Confidencial No 304
Reitores de sete universidades federais instaladas em Minas Gerais decidiram ontem produzir um protocolo de intenções, em favor da criação do consórcio que reunirá as instituições numa espécie de superuniversidade.
O protocolo deverá ser assinado neste mês pelo presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, mais os reitores das universidades de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, São João del-Rei, Ouro Preto e Viçosa.
“O consórcio nasceu de forma natural porque essa é a única região do Brasil e, talvez, do mundo, que reúne sete universidades com excelência comprovada em um raio de 200 quilômetros”, diz o reitor da universidade
de Viçosa, Luiz Cláudio Costa. Ele aposta que o consórcio permitirá um planejamento acadêmico integrado e direcionado a atender as necessidades da região. E possibilitará também a otimização dos recursos.
“Um estudante de qualquer curso passará a ter um elenco de disciplinas muito maior à sua disposição. Ele poderá cursar uma disciplina em sua instituição ou em outras seis universidades, usar os laboratórios, os equipamentos. Isso otimiza recursos e dá mais resultados para a sociedade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário