Os trens do Metrô apresentaram falhas graves, esta semana, o que leva mais uma vez ao questionamento sobre gerenciamento da empresa e seu sistema de segurança, que expõe os usuários a riscos. No ano passado, aconteceram ao menos 17 falhas no metrô paulista (veja lista abaixo).
Nesta segunda-feira (2/8), duas composições novas - compradas por R$ 30 milhões cada e com apenas cinco meses de uso - apresentaram problemas na chamada "barra de torção" e colidiram contra a plataforma na Estação Sé. A composição H61 entrou desalinhada e sua lateral atingiu a plataforma. Os passageiros sentiram um "tranco" forte e o trem precisou ser evacuado e levado para o pátio de manutenção.
O mesmo problema na barra de torção foi constatado na composição H62. Dois vagões desse trem atingiram a estrutura da estação - no primeiro incidente, toda a lateral raspou na plataforma.
O primeiro trem já havia apresentado outro problema, que o impedia de trafegar em horários de pico.
Quando estava com muitos passageiros, ele cedia e era rebaixado alguns centímetros. Por isso, o sistema de abastecimento de energia da composição - chamado conjunto coletor do terceiro trilho - ficava desalinhado da rede fornecedora e o trem não andava.
Os novos trens da espanhola CAF começaram a circular na rede paulistana em 27 de março na Linha 3-Vermelha, com o objetivo de reforçar a frota na linha mais superlotada do planeta - transporta diariamente cerca de 1,5 milhão de pessoas. O mesmo contrato prevê a aquisição de mais 17 unidades, algumas para a Linha 1-Azul.
Atualmente há quatro dessas unidades em operação comercial na Linha 3-Vermelha e outras duas em fase de testes.
Tucanos deixaram de investir R$ 1,3 bilhão
A gestão do ex-governador José Serra deixou de investir R$ 1,3 bilhão na expansão da rede de Metrô de São Paulo no ano passado. Ao todo, estava previsto o gasto de R$ 3,3 bilhões, mas foram aplicados apenas R$ 2 bilhões na ampliação.
FALHAS EM 2009 Problemas registrados nas linhas do Metrô em 2009, noticiados pela imprensa.
. 26/11 - Composições da Linha 1 - azul circulam de portas abertas após falhas na sinalização
. 25/11 - Na madrugada, dois trens batem entre as Estações Ana Rosa e Vila Mariana
. 12/11 - Falha na Lina 1 atrapalha a circulação dos trens, que têm a velocidade reduzida
. 15/10 - Um trem da Linha 3 - Vermelha é esvaziado após um vazamento de óleo gerar fumaça
. 10/10 - Trem da Linha 1 - Azul é esvaziado após falha. Há reflexos em todas as estações
. 23/9 - Focos de incêndio em um vagão da Linha 1 provocam tumulto na Estação Sé
. 14/9 - Problema em trem perto da Estação Vila Mariana reduz velocidade no sistema
. 11/9 - Falha de um equipamento de via na Linha 1 - Azul aumenta o intervalo entre os trens
. 31/8 - Falha de equipamento de via na Linha 3 - Vermelha reduz a velocidade dos trens
. 27/8 - Problema na sinalização entre a Sé e a Liberdade reduz a velocidade dos trens
. 21/8 - Falha no fechamento das portas de um trem prejudica a circulação na Linha 2 - Verde
. 4/8 - Falha elétrica interrompe circulação de trens entre duas estações da Linha 5 - Lilás
. 22/7 - Falha de equipamento de via atrapalha a circulação dos trens da Linha 3 - Vermelha
. 14/7 - Uma falha no equipamento de via prejudica a circulação na Linha e por quase 3 horas
. 24/6 - Falha no sistema de tração de uma composição prejudica a circulação na Linha 1 - Azul
. 26/2 - Pane elétrica na Linha 3 faz com que o intervalo chegue a meia hora na estação Pedro II
. 27/1 - Problema na tração de dois trens fazem a circulação ser prejudicada na Linha 3
*com informações do jornal O Estado de S. Paulo
Fonte - Site dos deputados estaduais do PT
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