terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bala de Prata em Preparação

Do Viomundo

por Conceição Lemes

Bala de prata. Quanto mais se amplia a vantagem de Dilma Rousseff  nas pesquisas , mais crescem as acusações mentirosas de José Serra (PSDB) contra a candidata petista, o desespero da oposição e  a especulação de que a tal bala virá até o final da campanha eleitoral.

Hoje à tarde o leitor Eduardo Lima postou o comentário abaixo:

Talvez seja essa a bala de Prata! Azenha, não sei se a foto é verdadeira mas ontem enquanto estava na onda do #FactsDilmabyfolha um tipo de twittero reacionário me mostrou esse site com essa foto, talvez a baixaria venha por aí. coloco o link aqui porque todo cuidado é pouco.  

http://www.naminhaopiniao.org/index.php/Foto-da-D...

Acessei o link. Lá estava Dilma jovem com um suposto fuzil ao lado. Por cautela, segurei o comentário e fui investigar a informação.  No ato, liguei para um assessor do professor Marco Aurélio Garcia, coordenador do Programa de Governo de  Dilma, e para a assessoria de imprensa da candidata, para saber se tinham visto a foto e o que tinham a dizer sobre ela.

Foi o tempo de fazer essas e mais algumas ligações e este post sumir do site.

Em lugar do post “desaparecido”, aparece esta mensagem:


O provável motivo do sumiço foi o Tijolaço, blog do deputado federal Brizola Neto (RJ-PDT), que repercutiu a farsa desmascarada há uma semana pelo blog Jornalisticamente falando…A foto, como eu supunha desde o início, era uma montagem.


” Como não possuem propostas, mentem compulsivamente sobre o passado de Dilma Rousseff”, diz o jornalista Aurélio Moraes, do Jornalisticamente falando no post A falta de caráter da direita não têm limites.

Acrescenta:

Dilma já falou, seus companheiros da época já declararam e é público: Dilma nunca pegou em armas, nunca participou de assaltos à banco e nunca participou de ações armadas em geral quando lutou contra a ditadura.

Primeiro, a Folha de São Paulo publicou uma ficha falsa de Dilma, como se fosse uma ficha da época em que ela foi presa. Agora a direita, sem nenhum escrúpulo, faz montagens vagabundas como a que podemos ver na foto da esquerda. Quem espalha esta foto como se fosse verdadeira é um criminoso, um bandido sem caráter que exatamente como os nazistas :precisa adulterar a história para tentar convencer as pessoas. Se você sabe quem foi o criminoso que fez esta montagem, me avise e poderemos denunciar à Polícia Federal.

A foto fraudada estava postada no site  naminhaopiniao.org, que é de Virgílio Lemos, de Niterói, Rio de Janeiro. Pelo twuiter, ele estava desde domingo, 5 de setembro, disseminando-a.

Segundo  o www.gandi.net/whois,  o domínio está registrado em nome de  Felipe Lemos, também de Niterói, Rio de Janeiro. Foi criado em 11 de julho de 2009 às 18:26. Lá constam endereço completo e telefone, que preferimos não divulgar.

Outras armações virão. O jogo é sujo, pesado, bruto. Com sangue frio e responsabilidade, a blogosfera progressista poderá contribuir para detoná-las. Isso inclui vocês, leitores e twiteiros. A internet é colaborativa. Este episódio é mais uma prova isso.

Agora, aproveitem o post do Tijolaço.

Brizola Neto: Montagem de foto é caso de polícia. E já!

O site “na minha opinião“, de um tal Virgilio Lemos, está disseminando pela internet uma fotomontagem grosseira de Dilma ao lado de uma arma, inserida artificialmente na foto, como provamos com a foto original. Você pode ver no detalhe, pela ampliação que a imagem foi colada sobre a original, interrompendo a moldura da janela.

Trata-se de um ato criminoso, que deve ser imediatamente apurado pela Polícia e pelo Ministério Público. Se não agem, devem ser provocados pelo PT, que é acusado de esconder a foto. Nesse caso não se pode ter condescendência. A atitude do autor do site é a de enganar as pessoas adulterando uma imagem antiga.

O site está registrado em nome de outra pessoa, que omitimos para evitar injustiças, caso seja outra falsificação, de Niterói, no Rio de Janeiro. Tenho outros dados que posso fornecer sobre o possível autor, mas não o faço em respeito à possibilidade de ser uma identificação errada da pessoa em questão.

Têm sido vários os relatos de que os adeptos de Serra tentarão como última manobra apresentar Dilma como a guerrilheira, se possível lhe atribuindo algum crimes que jamais cometeu.

Os jornais abrem páginas e páginas para falar de uma quebra de sigilo que, até hoje, ninguém sabe quais foram. Estamos agora diante de uma manipulação criminosa de imagens, feita para enganar os ingênuos.   Mas, afinal, não foi a própria Folha, quem começou esta história, publicando uma ficha falsa de Dilma no Dops?

Nenhum comentário:

Postar um comentário