segunda-feira, 5 de julho de 2010

Vaivém do IBOPE

O Ibope realizou três pesquisas para diferentes clientes e em períodos diferentes, mas próximos, entre 31 de
maio e 30 de junho. Na primeira, encomendada pela Rede Globo e o jornal O Estado de São Paulo e feita entre 31 de maio e 3 de junho, apurou empate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Cada um deles, segundo o instituto, obteve 37% das intenções de voto. A Marina Silva (PV) o Ibope atribuiu 9%.
 
Menos de 20 dias depois os pesquisadores do Ibope foram novamente às ruas, dessa vez para mais uma rodada da pesquisa periódica contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado das entrevistas, feitas entre 19 e 21 de junho, apontou desempate. Em menos de três semanas, Dilma assumira a liderança das intenções de voto. A petista chegara a 40% e Serra caíra para 35% - resultado geral coincidente com pesquisa de outro instituto, o Vox Populi.
 
Antes de que se completassem 10 dias após as entrevistas da pesquisa CNI/Ibope, o instituto voltou a se mobilizar, agora para a Associação Comercial de São Paulo, e apontou outro resultado. De acordo com o que o Ibope informou neste fim de semana, as entrevistas realizadas entre 27 e 30 de junho apontaram empate entre Dilma e Serra: 39% para cada um e 10% para Marina. O resultado é desigual ao apurado 10 dias antes pelo mesmo Ibope e semelhante ao apontado uma semana antes pelo instituto Datafolha.
 
Na simulação para o segundo turno o vaivém do Ibope também aponta empate: Dilma e Serra teriam obtido, cada um, 43%. Dez dias antes o instituto apontara vantagem de 7 pontos para Dilma (45%) sobre Serra (38%).
 
De acordo com o Ibope, a parcela de eleitores que acredita na vitória de Dilma, independentemente de quem seja seu candidato, é amplamente superior à os que crêem que Serra vencerá: 45% prevêem que a eleição será ganha pela petista enquanto 34% prevêem que será vencida pelo candidato tucano.
 
Dilma também lidera as intenções de voto na simulação em que o eleitor cita seu candidato espontaneamente. A petista alcançou 22% contra 17% de Serra. 
 
Diz o Ibope que, em 10 dias, Serra desempatou a disputa na parcela do eleitorado formada pelas mulheres e assumiu uma vantagem de 7 pontos – 46% a 39%. Ao mesmo tempo, concluiu o instituto, o candidato tucano alcançou vantagem de 7 pontos na Região Sudeste (41% a 34%) e inverteu o jogo no Norte/Centro Oeste: perdia por 40% a 34% e agora vence por 43% a 35%. No Sul, o tucano vence por 45% a 37%, segundo o Ibope, enquanto Dilma lidera no Nordeste (50% a 30%).

Fonte - Brasília Confidencial No 278

Nenhum comentário:

Postar um comentário