Ontem e hoje a FASAM - Familiares e Amigos da Saúde Mental - realizou com patrocínio da Petrobrás o I Fórum Regional da Ética e Diversidade, nas dependências do CEC Anselmo Duarte, aqui em Salto.
O objetivo é a criação de um fórum regional permanente que discuta o tema nos seus mais diversos contextos e ramificações. A questão do deficiente, de gênero, raça, dentre outras diversidades humanas é a pauta principal.
Hoje tive o privilégio de participar de um debate sobre economia solidária, tema que estudei muito nos tempos de sindicalista e que quase me propiciou um mestrado.
Mas o maior destaque, sem dúvida, foi a abertura de ontem, com a peça OLHARES GUARDADOS. Um grupo de Londrina bastante estruturado e que encenou a peça com cinco atores com deficiência visual. Dois aspectos me chamaram muito a atenção: a qualidade dos artistas e sua desenvoltura no palco, mesmo sendo deficientes visuais e o conteúdo da peça de extremo bom gosto e reflexão pura.
Quando deficientes visuais nos levam a refletir sobre as questões do pensamento, da reflexão, dos limites do que se vê e do que se pensa (ou dos não limites), da arte, da poesia, das profissões, das solidões, e do que tudo isso representa para cada um quando se tornam OLHARES GUARDADOS é de uma força descomunal. Confesso, sai bastante impressionado com os despertares e viagens mentais que a peça provocou. Certamente poderia ter despertado caso não fossem os atores deficientes visuais. Mas certamente também não com a intensidade que eles nos fizeram ver o quanto guardamos, mesmo "vendo" tudo.
Agora deve estar "rolando" a última palestra e o encerramento, que por outros motivos não pude participar. Também tivemos durante todo o dia nas tendas instaladas na frente do CEC Anselmo Duarte oficinas e apresentações para as nossas crianças e o público que por lá se deslocavam. Belo espaço e realização.
Parabéns FASAM; parabéns Vera Portella;. parabéns Marcos Pardim pelo belo fórum que nos proporcionaram. No que depender de mim ele já é permanente.
Meu amigo.... acompanhei tb esta apresentação. FANTÁSTICA!!!!!!!! Além da proposta de ser uma apresentação teatral,sem apelações, sem pieguismo,sem nenhuma forma de piedade, tivemos um espetáculo repleto de reflexão, de conteúdo, enfim - muito profissional e extremamente reflexivo. Concordo com vc. Parabéns a todos e todas que nos proporcionaram a oportunidade de vivenciar momentos como aqueles.
ResponderExcluirBjhs
Ju
Wilson..., Parabéns pelas divulgações... parabéns para Vera e Marcos e os ATUANTES... parabéns pelas pessoas "d?EFICIENTES"... parabéns por todos pelas acões/CONCRETIZAÇÕES. FASAMos/FAÇAMos.
ResponderExcluir